quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Adaptações japonesas

Há alguns anos Hollywood viu a galinha dos ovos de ouro que pode ser o mercado de animes/mangás. Com milhares de fãs (extremamente fiéis)espalhados pelo mundo todo, a ideia de uma adaptação é uma coisa mais que plausível e natural, além de uma chance de lucro absurda. Mas, então, por que, ano após ano, vemos adaptações japonesas (feitas por Hollywood) fracassarem nas bilheterias? Bem, com esse post, vou tentar responder.


Possível Causa: Adaptações mal feitas

Aqui talvez tenhamos a principal causadora de todo o fracasso em Hollywood. Tudo começa com o roteiro, onde, para fazer a história poder se tornar um sucesso, eles optam por retirar alguns conceitos e deixar apenas coisas marcantes, que, por vezes, agradam a Gregos e Troianos.
Mas, o principal problema é: Mangás/animes tem uma história completa, com começo-meio-fim e apenas uma linha de edição, ao contrário dos Comics (que em 97% das vezes são um sucesso), onde temos, por exemplo, 5 linhas de edição para X Men e muitas outras para Superman e Batman (caso contrário esses personagens já teria sido aposentados); portanto, os personagens de animes/mangá possuem apenas uma origem, uma personalidade e formam, assim, uma ligação extremamente poderosa com o público alvo.


Piccolo talvez seja um dos personagens mais adorados no mundo dos animes


E, quando tudo dá errado? Acontece um fracasso como Dragon Ball Evolution. Após 20 anos, a série criada por Akira Toryama ainda rende muitos frutos, seja no mundo dos games, seja na recém lançada Dragon Ball Kai. No filme, temos o personagem principal totalmente descaracterizado, afinal, se na série temos um Goku extremamente inocente (muitos fãs até hoje se perguntam como Gohan e Goten nasceram), no filme, ele aprende o seu principal golpe (Kame Hame Ha) pra impressionar uma menina! Como assim? Para tudo! Como se não bastasse isso, o vilão, Piccolo, teve a sua pele alterada de verde para um amarelo pálido, além de um elenco meio oriental meio ocidental, somado a um roteiro de Sessão da Tarde.


Versão amarela do filme Dragon Ball Evolution

Resultado: Não agradou nem a Gregos e nem a Troianos. Os fãs xingaram, os que não viam o desenho não foram ver, e o fracasso foi merecido.
Elenco para esse tipo de filme também é um problema. Como você pode chamar um cara por um nome completamente japonês se ele tem a cara do Brad Pitt? Ok, concordo, desenhos japoneses tem aqueles olhos enormes, coisa que os orientais não tem, mas então, por que não usar um elenco totalmente oriental? Temos alguns bons atores orientais atualmente em Hollywood, tenho certeza que eles dariam conta do recado, mas o fato é que ninguém quer arriscar a colocar SOMENTE atores asiáticos numa adaptação norte americana. Enquanto isso ocorrer, teremos que aguentar muitas tanqueiras, visto que Cowboy Bebop é o próximo da lista, com Keanu Reeves escalado para o papel do Spike, além de um pré projeto de adaptação de Akira. Fãs de animes, tremei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário