segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dica do Dia: Adeus, Lenin (Good Bye, Lenin)

Bem, hoje é um dia importante na história moderna alemã: Há 20 anos caía o Muro de Berlim (a Alemanha já era unificada, desde 3 de Outubro de 1989, mas a queda do Muro foi o fim físico da Alemanha Oriental). Já que é um dia tão importante, vamos falar de um filme sobre ele.


Imagine se a sua mãe, uma socialista doente, sofre uma parada cardíaca (porque te viu em uma parada contra o regime marxista), entra em coma, e, quando acorda, tudo no que ela acreditava já não mais existia. Agora, pense: o médico lhe diz que, caso ela tenha alguma forte emoção, ela pode morrer; você contaria a ela a verdade, mostrando o novo mundo? Ou você a faria acreditar que nada mudou, e tentaria forjar o antigo estilo de vida?
Pois a segunda opção foi a escolha de Alex (interpretado pelo sempre carismático Daniel Brühl), que resolve esconder de sua mãe (Katrin Saß) a verdade sobre a queda do muro e toda a unificação da Alemanha. Com a ajuda de um amigo, Denis (Florian Lukas), ele monta todo um mundo, onde até mesmo os jornais (gravados e editados por ele esse "ajudante"), comidas e roupas remontam o regime socialista. Ainda vemos as mudanças na vida do Oriente e do Ocidente alemão, como os orientais, assim que as fronteiras foram abertas, bateram em retirada para o ocidente, e como acabou sendo violenta a mudança de um regime socialista por um capitalista.

Cena Marcante: Alex fazendo um discurso de cunho socialista e, na janela ao lado do seu prédio, uma bandeira da Coca Cola sendo hasteada.

Ficha Técnica:
Nome em português: Adeus, Lenin
Título Original: Good Bye, Lenin
País: Alemanha
Ano: 2003
Diretor: Wolfgang Becker
Elenco: Daniel Brühl, Katrin Saß, Maria Simon, Florian Lukas, Chulpan Khamatova
Gênero: Comédia - Drama

Um comentário:

  1. Assisti a este filme tem só três dias, dica da Carolina, e é uma excelente pedida.

    Vida longa ao blog, gente. Tou na torcida.

    ResponderExcluir