sábado, 28 de novembro de 2009

Todo mundo tem um diretor que curte...

Bom, como todo mundo, temos diretores favoritos.

Então, vou apresentar o meu. Sou fã de alguns, como Tarantino, Snyder, Smith e Rodriguez, mas, o meu favorito, foi um cara fantástico: Charlie Chaplin!
Precisa falar mais? O cara conseguiu ser um gênio tão grande, que, quase 100 anos depois, é considerado um dos mais importantes cineastas. Os anos passam, Oscars vem e vão, filmes lançam moda, arrecadam milhões, mas poucos viram Clássicos. E, com certeza, 70% dos longa metragens de Chaplin são clássicos (como se esquecer de O Garoto, Tempos Modernos, Luzes na Cidade e O Grande Ditador?). Com sua crítica social misturada com um humor raro de ser visto hoje em dia (tamanha a ingenuidade), seu personagem, Carlitos, com seu chapéu coco, bengala, andar rebolado e sorriso no rosto, se tornou eterno.

Curiosidades:

- Charlie Chaplin era Inglês, nascido Charles Spencer Chaplin, filho de Charles (Pai) e Hannah Harriete Hill, e ambos eram artistas;
- Era canhoto;
- Foi casado 4 vezes:
* Em 23 de Outubro de 1918, Chaplin casou-se aos 28 anos de idade com Mildred Harris, que tinha então 16 anos. Tiveram um filho deformado que morreu três dias após o nascimento. Divorciaram-se em 1920.
* Aos 35, apaixonou-se por Lita Grey, também de 16 anos, durante as preparações de The Gold Rush. Casaram-se em 26 de Novembro de 1924, no México, quando ela ficou grávida. Tiveram dois filhos, Charles Chaplin Júnior e Sydney. Divorciaram-se em 1926, enquanto a fortuna de Chaplin chegava a US$ 825 000. O estresse do divórcio somado com os impostos que não paravam, terminaram por deixar os cabelos de Charles brancos.
*Chaplin casou-se secretamente aos 47 anos com Paulette Goddard, de 25, em Junho de 1936. Depois de alguns anos felizes, este casamento também terminou em divórcio, em 1942.
* Depois, conheceu Oona O'Neill, filha do dramaturgo Eugene O'Neill. Casaram-se em 16 de Junho de 1943. Ele tinha 54 anos enquanto ela tinha 17. Este casamento foi longo e feliz, com oito filhos. Charlie ficou com Oona até morrer.
- Seu primeiro filme falado foi O Grande Ditador, sátira aos regimes totalitaristas europeus. Quando o Holocausto foi descoberto, Chaplin declarou publicamente, que, se soubesse o que ocorria nos porões dos regimes, jamais teria feito a sátira.
- Ele não foi apenas um gênio do cinema, e era, além de ator, diretor, cantor, roteirista, compositor e mímico, um excelente jogador de xadrez.

Por tudo que representa pelo cinema, Charlie Chaplin é O cara pra mim. Espero que gostem do vídeo, postado aqui.

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário